Principais Métodos Anticoncepcionais e suas vantagens e desvantagens
A anticoncepção consiste no uso de métodos e técnicas com a finalidade de impedir que a relação sexual resulte em uma gravidez, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Você provavelmente já se deu conta de que existem diversas formas de impedir a gravidez, mas talvez não saiba qual a ideal para o seu caso. Para te ajudar nesta decisão, explicarei os principais métodos anticoncepcionais e quais suas vantagens e desvantagens, confira:
Como escolher o contraceptivo adequado?
Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se dado conta que existem diversos métodos contraceptivos e a escolha de um deles é bastante pessoal, variando de acordo com as expectativas e planos de cada mulher.
Dentre as principais questões a serem levadas em consideração ao optar por um método está o desejo ou não de ter filhos futuramente, pois os anticoncepcionais podem ser reversíveis ou definitivos.
“Não tenho planos de ter um bebê pelos próximos anos”
Considerando que você deseja ter filhos, a próxima pergunta é em quanto tempo você deseja engravidar. Se os planos são para uma gestação daqui dois anos ou mais, a melhor opção seria optar por métodos de longa duração como os DIUs ou o implante hormonal.
Dispositivo Intrauterino (DIU)
Os dispositivos intrauterinos são colocados no interior do útero para evitar a gestação e podem durar de cinco a dez anos. Tais dispositivos podem ser feitos de cobre ou prata, considerados não hormonais, ou podem possuir hormônios como o Mirena e Keelyna.
Os primeiros aumentam o fluxo menstrual e podem aumentar as cólicas, portanto não são indicados para pessoas que já sofrem com estes incômodos. Os DIUs hormonais, por outro lado, têm progesterona (levonorgestrel) na haste e atuam melhorando as cólicas e diminuindo o fluxo menstrual, por isso podem ser usados para tratamento de endometriose e de hemorragias uterinas. Vale enfatizar que o hormônio presente neles tem ação local e não vai para a circulação.
Implante Hormonal
O implante hormonal é um dispositivo colocado sob a pele que age liberando pequenas quantidades de um hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel. O método dura por cerca de três anos e pode causar irregularidade menstrual em algumas mulheres.
Tanto o implante quanto o DIU apresentam uma ótima eficácia que chega a ser semelhante à laqueadura e podem ser retirados a qualquer momento.
“Penso em ser mãe em até dois anos”
Se você pensou em planejar uma gravidez para os próximos dois anos pode optar pelos contraceptivos hormonais de curta duração como as pílulas anticoncepcionais de uso diário, injeções mensais ou trimestrais, adesivos ou o anel vaginal. Também são muito eficazes, desde que você use de maneira correta. Lembre-se que caso você esqueça ou falhe na tomada do anticoncepcional, ele pode não funcionar!
Dentre as vantagens podemos mencionar que alguns anticoncepcionais são capazes de auxiliar no tratamento de problemas na pele como aumento da oleosidade e acnes. No entanto, também podem diminuir a libido e aumentar as chances de desenvolver trombose em algumas mulheres, por isso não são recomendados para todas.
Mas e quanto às Doenças Sexualmente Transmissíveis?
Apenas os métodos de barreira, como preservativos masculino e feminino, podem prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Porém, não são considerados tão eficazes na prevenção da gravidez e, portanto, o ideal é associar sua utilização com os métodos citados anteriormente.
Também existem outros métodos como a tabelinha e o coito interrompido, mas não são recomendados pois costumam falhar bastante.
Conte com a ajuda de um profissional!
Como mencionamos anteriormente, a escolha do método contraceptivo é muito pessoal, mas vale lembrar que ainda assim não dispensa a orientação de um ginecologista de confiança. Somente um médico especialista pode lhe orientar da maneira adequada sobre todas as vantagens e desvantagens de cada método e analisar junto a você qual é o mais adequado de acordo com suas necessidades e estilo de vida. Quer ter uma vida sexual saudável e reduzir a chance de uma gestação não planejada? Marque uma consulta, será um prazer ajudá-la!